Testemunhos

André Lopes

Monitor (2014-2016)

Para mim o Rob9-16 foi a oportunidade de criar algo de novo no IST que aproximasse o que melhor se faz na nossa faculdade e todos os jovens que têm curiosidade de criar algo novo.

E foi então que surgiu este clube de robótica, um projecto no qual tenho muito orgulho de ter ajudado a criar e que me ajudou também a crescer como pessoa e como Engenheiro, com todo o trabalho de equipa, com toda a complexidade de transformar temas complicados em conceitos mais simples, acessíveis a todas as pessoas.

Ajudou-me a perceber que cada um tem o seu ritmo de aprendizagem e que não há nada de errado nisso. Hoje sei que eu e os meus colegas deixamos o Rob em boas mãos e que este vai continuar a ajudar os pequenos mais curiosos a aprender e a fazer o seu caminho neste mundo que é a Engenharia.

Giulio Cachucho

Participante (DogRob 2022)

 

 

“Deu-me uma nova experiência, aprendi novas coisas e novos interesses.”

Guilherme Nogueira

Monitor (2016-2018)

Olá, o meu nome é Guilherme Nogueira e fui aluno de Engenharia Eletrónica no IST, no campus do TagusPark. Atualmente, trabalho na Siemens, como Engenheiro de Software na área de mobilidade elétrica.

Durante o meu percurso académico tive a oportunidade de pertencer ao grupo Rob9-16, primeiramente como voluntário e posteriormente como um dos monitores responsáveis pelo projeto. 

Foi um prazer fazer parte deste grupo, onde tive a oportunidade de partilhar algum conhecimento com os mais jovens nas áreas de programação, electrónica, desenho 3D, entre outras, e onde pude conviver com uma equipa de outros alunos e funcionários do IST que tinham ambições de fazer deste projeto algo ao mesmo tempo educativo e divertido para os mais novos. 

Um agradecimento especial à Sónia Garrido que me deu esta oportunidade e que trabalhava diariamente para impulsionar este grupo.

Vasco Gouveia

Participante (DogRob 2022)

 

“Quando já temos o cão montado e podemos estar a programá-lo é muito divertido.”

Diana Mendes

Monitor (2019-2020)

A minha passagem pelo ROB9-16 foi um acréscimo à minha vida pessoal! Adorei trabalhar com os meus colegas e coordenadores do projeto. Dentro do ambiente universitário, tornaram-se os meus melhores confidentes.

Assim sendo, se estiveres indecis@ sobre se deves ou não enviar a tua candidatura, não estejas. Envia!

Sem dúvida alguma, podes esperar uma experiência universitária diferente! Deixarás de ser “apenas” um@ estudante e terás a oportunidade de ensinar crianças e jovens – que, como miúdos que são, irão necessitar de mais entusiasmo nas tuas palavras e ações.

Irás por isso aprofundar as tuas “soft skills”! Lidarás com uma faixa etária à qual não pertences, e onde o papel de “modelo responsável” será desempenhado por ti – o que se apresentará como uma mudança grande no teu dia-a-dia e uma aprendizagem enorme!

Para além de desempenhares este papel social importante na vida dos jovens que encontrares, também tu irás aprender novas técnicas/ferramentas – alguma vez trabalhaste com modelação 3D e Arduíno, ou soldaste componentes eletrónicos?

Para além disto, aprenderás a gerir melhor o teu tempo em concordância com as atividades vigentes. Só assim irás triunfar, tanto na tua vida académica, como pessoal e profissional.

E “a cereja no topo do bolo”: irás receber uma bolsa!

Martim Guedes

Participante (DogRob 2022)

 

 

 

Gosto muito desta área e quero repetir esta atividade.”

Diogo Ralo

Monitor (2021-2022)

O ROB 9-16 é um projeto muito especial para mim. Ajudou-me a interagir com pessoas de várias faixas etárias, nomeadamente mais novas (como os participantes das atividades) ou mais velhas (como os encarregados de educação e responsáveis).

Tem duas vertentes que me cativam especialmente: ganhar conhecimento e experiência prática, que nem sempre é possível de se obter no curso da faculdade, como ensinar e transmitir conhecimento aos mais novos, que têm uma visão geralmente mais simplista da realidade.

É bastante desafiante explicar conceitos por vezes tão científicos a pessoas que têm uma visão e base de conhecimentos tão diferentes, e por isso, todos os dias o desafio é diferente.

Em suma, foi uma experiência bastante produtiva, enriquecedora e que, com certeza, nunca esquecerei.

Benedita Rodrigues

Participante (2021-2022-2023)

A minha experiência no Técnico tem sido sempre incrível. Já fiz 4 ou 5 atividades no IST, cada uma ensinou-me tanto e todas ensinaram-me cada vez mais ao longo do tempo; ensinaram-me sobre química, eletrónica, robótica e outras ciências, mas também sobre trabalho de equipa, dando-me muitos amigos durante o tempo em que as frequentava. Quando frequento estas atividades, gosto sempre muito de aprender e são sempre muito bem ensinadas, podendo, às vezes, até aprender ou melhorar outra língua, principalmente, o inglês, com um ou mais monitores. Por exemplo, na última atividade que frequentei no Técnico, um dos monitores falava inglês, e tive a oportunidade de aprender alguma linguagem técnica da robótica, em inglês. Concluindo, o Técnico é  um ótimo sítio para aprender tanto sobre ciências como também me deu muitas amizades e as atividades são incríveis.